Portes gratuitos para compras com valor superior a 40€. Excepto fraldas e alimentação infantil.

Sabias que existem 16 tipos diferentes de pele?

Cuidados de Pele de Sanzza Primecreative LDA

CONHECE O TEU TIPO DE PELE 

Se achavas que só existem 4 tipos fundamentais de pele, enganas-te. As designações de Pele Seca, Pele Oleosa, Pele Normal e Pele Sensível são classificações muito objetivas do nosso tipo de pele e pouco dizem sobre as nossas necessidades. Já ouviste dizer que uma Pele Oleosa pode ser uma Pele Desidratada? Ou que existe apenas uma pequena percentagem da população com Pele Mista, apesar da maior parte das pessoas percecionarem o seu tipo de pele como mista? Pois claro, que o diagnóstico não poderia ser assim tão simples ou linear. É, pelo contrário, mais complexo do que imaginávamos.

Com os consumidores cada vez mais exigentes, os dermatologistas e especialistas da pele procuram, incessantemente, fornecer respostas mais rigorosas e completas para tratar ou melhorar determinada condição de pele. Assim, uma Pele Seca que requer hidratação e nutrição para se manter saudável, pode sujeitar-se a cuidados antirrugas se prevenir ou tratar o envelhecimento for, também, uma prioridade. Desta forma, uma Pele Seca, pode ser, igualmente, uma Pele Madura com rugas e terá de ser vista como um todo e não apenas como um tipo de Pele Seca.

Na verdade, quem motivou o aparecimento de classificações mais personalizadas foi a indústria da dermocosmética que tem como objetivo criar respostas mais abrangentes para as diferentes condições de pele. Foi com a Classificação de Baumman que surgiu a mais completa tabela* que divide a pele em 16 tipos distintos. Esta divisão consiste num questionário, realizado por um profissional de saúde, com as mais variadas perguntas sobre hábitos de vida e estados da pele com o objetivo de providenciar aos utilizadores um diagnóstico correto e identificar os produtos mais adequados à tipologia cutânea. 

Já te deste conta que o teu tipo de pele varia do verão para o inverno? Sentes-a mais oleosa no verão e mais seca no inverno? Ou até já experimentaste uma amostra de um creme posicionado para adolescentes mas que fez maravilhas no teu rosto? Então esquece as indicações para o teu tipo de pele e procura por alegações que vão de encontro aos teus objetivos!

Encontra um sérum com ácido salicílico para controlar a oleosidade da tua pele e um creme com Ácido Hialurónico para preencher as rugas. Mistura na mesma rotina um cuidado de Vitamina C e outro de Resveratrol para atenuar manchas e estimular a produção de colagénio, tão importante para evitar o envelhecimento da pele. 

Deixamos, aqui, algumas sugestões que te poderão ajudar a encontrar os cuidados ideais para a tua pele:

Pele Oleosa com Rugas - Bioderma Sébium Gel Moussant + Uriage Hyseac Sérum + Uriage Age Protect Fluido Multi-ações

Pele Seca com Rugas - Bioderma Hydrabio Solução Micelar + Caudalie Vinosource Sérum SOS Hidratante + Uriage Age Protect Creme FPS 30 

Pele Oleosa Desidratada - Caudalie Vinopure Gel Limpeza Purificante + Bioderma Hydrabio Gel-creme

Pele Adulta com Acne - Bioderma Sébium Gel Moussant Actif + Uriage Bariéderm Cica Daily Sérum

Pele Sensível com Manchas ou na Gravidez - Caudalie Vinoperfect Sérum Luminosidade Antimanchas + Isdin Fotoultra 100 Active Unify Fusion Fluid

*Classificação da pele em 16 subtipos segundo o questionário de Baumann

O questionário carateriza a pele segundo quatro parâmetros dicotómicos: Seca (Dry) ou Oleosa (Oily); Sensível (Sensitive) ou Resistente (Resistant); Pigmentada (Pigmented) ou Não Pigmentada (Non-pigmented); com Tendência a Rugas (Wrinkle) ou Sem Tendência a Rugas (Tight). A classificação final dá-se através de 4 letras designativas dos diferentes parâmetros.